Krampus. Ilustração: signo.net.br
Krampus é uma figura mítica do folclore dos Alpes, especialmente popular na Áustria, Alemanha e em outras regiões da Europa Central. Ele é o contraponto sombrio ao Papai Noel ou São Nicolau. Enquanto São Nicolau recompensa as crianças que foram boas durante o ano, Krampus é responsável por punir aquelas que se comportaram mal.
A lenda diz que Krampus é uma criatura meio homem, meio bode, com chifres, presas e uma língua comprida e vermelha. Ele carrega correntes e sinos, além de um saco ou cesta nas costas para capturar as crianças desobedientes. Em algumas versões da história, Krampus leva essas crianças para longe, castigando-as ou até mesmo levando-as para o submundo.
A figura de Krampus é celebrada principalmente no dia 5 de dezembro, na chamada “Noite de Krampus” ou “Krampusnacht”. Nesse dia, é comum em algumas cidades ver homens fantasiados de Krampus assustando as pessoas pelas ruas, como parte das celebrações.
Origem de Krampus
A origem de Krampus remonta a tradições pré-cristãs das regiões alpinas da Europa Central. Muitos historiadores acreditam que a figura do Krampus tem raízes em rituais pagãos que celebravam o solstício de inverno, e ele pode estar associado a divindades selvagens e entidades da natureza que personificavam o inverno rigoroso. Esses rituais antigos costumavam incluir figuras assustadoras, meio-humanas e meio-animais, que desempenhavam o papel de proteger as aldeias do mal.
Com o tempo, a figura de Krampus foi incorporada ao cristianismo na forma de um ajudante de São Nicolau (ou Papai Noel) que punia as crianças desobedientes, enquanto o santo recompensava as boas. O papel de Krampus era contrastar com o caráter bondoso de São Nicolau, reforçando a ideia de recompensa e punição.
Na Idade Média, a Igreja Católica tentou extinguir as tradições relacionadas a Krampus, considerando-o uma figura demoníaca. No entanto, ele permaneceu profundamente enraizado nas tradições populares das regiões alpinas. Durante o século XIX, houve um renascimento do interesse em figuras folclóricas e místicas, e Krampus voltou a ser popular, especialmente em países como a Áustria e a Alemanha.
Hoje, Krampus é uma figura folclórica bastante conhecida e continua a ser celebrado anualmente no “Krampusnacht”, no dia 5 de dezembro, em festivais e desfiles onde as pessoas se vestem como ele para assustar e entreter.