Tudo começou com a observação das estrelas! Sim, os signos do zodíaco que conhecemos hoje foram descobertos pelos gregos enquanto observavam as estrelas à noite. Os signos do zodíaco são extremamente úteis quando alguém deseja se compreender em um nível mais profundo e emocional. Vamos ler sobre sua origem e significado.
Na astrologia, os signos do zodíaco constituem um cinturão que se estende nove graus de cada lado do plano eclíptico da órbita da Terra e da trajetória anual aparente do Sol. As constelações que representam os 12 signos ocupam um doze avos deste cinturão.
LEIA TAMBÉM
+ Os 5 piores signos do zodíaco
+ Pela 1ª vez em 30 anos Saturno está em Peixes e vai deixar tudo estranho; entenda
+ Saiba como são as mulheres de cada signo do zodíaco!
Por volta do segundo milênio aC, surgiu a antiga astrologia babilônica. Tudo começou com a observação das estrelas, quando começaram a perceber o movimento dos corpos celestes no espaço e como isso afetava o planeta. Foi visto que as estrelas se moviam e formavam padrões, que mais tarde passaram a ser conhecidos como constelações. Eles descobriram que rastrear esses movimentos também poderia prever as mudanças nas estações e eclipses. Essas descobertas se tornaram os primeiros fundamentos da astronomia.
Eles viam os planetas como representações de seus deuses com Júpiter sendo Marduk, o deus patrono da cidade, Vênus sendo Ishtar, a deusa da beleza, fertilidade e guerra, Saturno sendo Ninurta, o deus da agricultura e cura, Mercúrio sendo Nabu, o deus da sabedoria. Marte era Nergal, o deus do sol e do submundo.
Os doze signos do zodíaco representam as doze constelações que existem no espaço. A maioria dos signos do zodíaco é representada por um animal. Os antigos gregos chamavam suas zonas de Zodiakos Kyklos, significando um círculo de animais.
Vamos entender a origem de cada signo do zodíaco:
Áries
A 0 graus, Áries é atribuído aos nascidos entre 21 de março e 20 de abril. É simbolizado por Ram, tendo como elemento o fogo. Seu planeta regente é Marte. Na mitologia grega, Ares era o deus da guerra e, portanto, as pessoas associadas ao signo são altamente enérgicas e apaixonadas.
Touro
A 30 graus, Touro são os nascidos entre 21 de abril e 21 de maio. É simbolizado pelo Touro e representa uma das constelações mais antigas do universo. Seu planeta regente é Vênus. Touro está associado a Zeus, o deus grego que adotou a forma do animal para seduzir e raptar a princesa Europa. Mais tarde, eles geraram Minos, que governou a ilha de Creta.
Gêmeos
A 60 graus, Gêmeos é atribuído aos nascidos entre 22 de maio e 21 de junho. Está associado à deusa grega Atena. A constelação é formada por Castor e Pollux, dois gêmeos que compartilham a mesma mãe, mas pais diferentes sendo grandes lutadores. O primeiro teve uma morte movimentada e depois continuou a viver no corpo de seu irmão por dias alternados.
Câncer
A 90 graus, Câncer representa os nascidos entre 22 de junho e 21 de julho. É regido pela Lua, que afeta suas emoções e sentimentos. É simbolizado por um Caranguejo, criatura enviada pela deusa Hera para ajudar a Hidra a lutar contra Hércules.
Leão
Leão está a 120 graus e consiste nos nascidos entre 23 de julho e 21 de agosto. É simbolizado por um Leão e regido pelo planeta Sol. O Leão foi morto por Hércules durante a execução de seus renomados doze trabalhos.
Virgem
A 150 graus, Virgem é alguém nascido entre 22 de agosto e 23 de setembro. É simbolizado pela deusa Astres, filha de Themis, a deusa grega da justiça. Ela significa pureza e inocência. Os virginianos são governados pelo planeta Mercúrio, o menor planeta do sistema solar.
Libra
Este signo também está ligado a Themis, com a balança representando a justiça. Posicionado a 180 graus, Libra abrange os nascidos entre 24 de setembro e 23 de outubro. Simboliza o equilíbrio na vida. O signo é regido pelo planeta Vênus e compartilha o amor pelos sentimentos.
Escorpião
Com sua posição em 210 graus, os Escorpiões nascem entre 24 de outubro e 22 de novembro. Eles são regidos por Plutão e Marte. Um escorpião enviado pelo irmão de Ártemis, Apolo, matou assim o grande caçador Orion, tornando-os altamente intuitivos.
Sagitário
Com 240 graus, Sagitário inclui os nascidos entre 23 de novembro e 22 de dezembro. É simbolizado pelo Centauro Quíron, que foi transformado em constelação após sua morte por Hércules. É regido por Júpiter.
Capricórnio
A 270 graus, os capricornianos são simbolizados por uma cabra com rabo de peixe e são regidos por Saturno. Zeus teve um filho com sua babá chamada Pan, que durante a revolta de Typhoon contra Zeus fugiu debaixo d’água e formou seu rabo de peixe.
Aquário
A 300 graus, Aquário cai entre 21 de janeiro e 19 de fevereiro. É simbolizado pelo portador da água e regido pelo planeta Urano. Está intimamente relacionado com Ganimedes, que foi abduzido por Zeus para servir os deuses no Olimpo, enchendo as tigelas e taças dos deuses com o néctar da imortalidade. Desde que foi sequestrado, Hércules fez uma constelação para seus pais se lembrarem dele.
Peixes
Peixes são os nascidos entre 20 de fevereiro e 20 de março. Eles estão a 330 graus e são regidos por Netuno. Os peixes os simbolizam, pois durante a revolta do tufão contra Zeus, Eros e Afrodite tiveram que mergulhar na água para se salvar e, portanto, se transformaram em peixes para poder sobreviver por mais tempo debaixo d’água.
Fique por dentro das novidades pela nossa página no Facebook ou pelo nosso perfil no Instagram.