Qual é o real significado do dia de São Patrício?

O Dia de São Patrício está associado a muitas coisas, todas com significados diferentes para pessoas diferentes: vestir verde, quebrar a Quaresma, tentar experimentar sua cúpla focal, ir a um desfile e, claro, afogar o trevo.

No entanto, qual é o verdadeiro significado do Dia de São Patrício e qual é a sua verdadeira importância para a Irlanda hoje?

LEIA TAMBÉM

Dia de São Patrício: aprenda a oração usada para pedir proteção
Previsão semanal do tarot: foco e determinação no trabalho
3 signos que terão um mês tranquilo em março de 2023

Qual é o verdadeiro significado irlandês do Dia de São Patrício?

O dia 17 de março marca a morte no século V de nosso amado santo padroeiro, São Patrício, e por mais de mil anos foi celebrado como um dia de festa religiosa.

Segundo a história, São Patrício foi um missionário na Irlanda e se tornou uma figura adorada pelos católicos irlandeses como a pessoa que trouxe o cristianismo para a Ilha Esmeralda.

Em tempos passados, as canonizações eram realizadas a nível regional, pelo que Patrício nunca foi oficialmente canonizado por um Papa, embora esteja incluído na lista dos santos. O dia da festa só foi oficialmente colocado no calendário litúrgico da Igreja Católica no início de 1600, graças ao estudioso franciscano nascido em Waterford, Luke Wadding.

A partir de então é dia santo de guarda para os católicos (são obrigados a participar da missa). Até 1700, o Dia de São Patrício era celebrado predominantemente na Irlanda, onde era uma ocasião religiosa sombria, gasta principalmente em oração.

O dia de St. exigiu o fechamento dos bares em 17 de março.

A típica celebração familiar irlandesa antes dos anos 70 e antes da suspensão da proibição de beber era muito diferente da atmosfera de festa associada ao dia de hoje. Como o dia de São Patrício geralmente cai no período cristão da Quaresma, a missa era assistida pela manhã e a tarde reservada para as celebrações. A proibição da quaresma contra a carne foi suspensa durante o dia e as famílias cantaram, dançaram e comemoraram durante um período que normalmente é mais sombrio no calendário cristão.

Na verdade, antes que a proibição de beber fosse revogada, havia apenas um lugar na Irlanda onde se podia comprar uma bebida em 17 de março: o Royal Dublin Dog Show.

Quando o significado do Dia de São Patrício mudou?

A evolução do Dia de São Patrício para o tumulto ao qual agora está associado pode, de fato, ter sido apenas uma construção irlandesa-americana. Apesar de o dia da festa ser observado na Irlanda desde o século IX ou X, foi na cidade de Nova York que o primeiro desfile ocorreu quando, em 1762, soldados irlandeses servindo com os militares ingleses marcharam por Manhattan até uma taverna local.

O patriotismo entre os imigrantes irlandeses na América continuou a crescer com as sociedades de Ajuda Irlandesa de Nova York realizando o primeiro desfile oficial em 1848 – o desfile civil mais antigo do mundo e o maior dos Estados Unidos. O primeiro desfile no Estado Livre Irlandês não ocorreu até 1931.

A promoção do Paddy’s Day na Irlanda realmente começou em 1995, quando o governo irlandês percebeu os benefícios potenciais do turismo de comemorar o dia e as oportunidades para o país vender sua cultura e pontos turísticos para o resto do mundo.

Isso resultou na criação do Festival do Dia de São Patrício e acumulou a celebração de vários dias que agora temos em Dublin, na qual aproximadamente um milhão de pessoas participam anualmente.

Fique por dentro das novidades pela nossa página no Facebook ou pelo nosso perfil no Instagram.

Redação:

This website uses cookies.