Na astrologia tradicional, Peixes é governado por Júpiter, enquanto Netuno governa Peixes na astrologia moderna. A mistura desses planetas co-regentes dá ao signo mutável sua imaginação impressionante e intuição imbatível.
Como a astrologia tradicional usa apenas os sete corpos celestes visíveis a olho nu – que inclui o sol e a lua, e os planetas através de Júpiter – Netuno só é reconhecido na astrologia moderna. Na astrologia tradicional, Peixes compartilha um regente planetário com Sagitário – Júpiter, o planeta otimista que dá a esses signos sua visão rósea da vida. Quando se trata de seu regente moderno, Netuno, que rege coisas como espiritualidade, adiciona um pouco de talento transcendental ao criativo Peixes.
Se você é um pisciano ou quer aprender mais sobre seus planetas co-regentes, entender Netuno e Júpiter pode colocar o resto do seu mapa astral em perspectiva. Continue lendo para saber mais sobre os governantes planetários de Peixes.
Tudo sobre Netuno, o planeta regente de Peixes
Netuno foi descoberto em 1846 e é o planeta mais distante do sistema solar. Na astrologia, Netuno governa todas as coisas que envolvem a dimensão espiritual, como poderes psíquicos, intuição e sonhos – o que explica por que esses signos do zodíaco fantasiosos têm uma reputação de imaginação criativa e às vezes delirante. Na mitologia romana, Netuno é o deus da água doce, adequado para representar o signo de água simbolizado pelo peixe.
“Mais interessado no tempo dos sonhos do que na realidade, Netuno pode nos ajudar a dissolver nosso eu humano na consciência mais ampla do universo para receber bênçãos espirituais, orientação e a experiência distante da unidade extática com toda a própria vida”, explica a astróloga Julia Bray. “Sempre o chamo de ‘tridente espiritual do sistema solar’ – e onde quer que seja colocado em nosso mapa amplifica nossa sensibilidade e habilidades psíquicas. Sem consciência ou vontade de permanecer ancorado na realidade, a influência de Netuno pode inspirar apegos ao estado de sonho que muitas vezes resultam em ilusões viciantes e escapistas.”
Como Netuno tem dias significativamente mais curtos do que a Terra (só precisa de 16 horas para girar completamente), o signo de água emocional passa a maior parte do tempo brincando em um devaneio ou atravessando o reino sobrenatural. O gigante gelado está associado à ilusão e formas impraticáveis de pensar, daí a nebulosidade e a confusão geral que você obtém quando Netuno fica retrógrado.
Influência de Netuno em Peixes
Com Netuno ligado ao sobrenatural, não é de admirar que a praticidade seja muito limitante para os Peixes transcendentais. A mentalidade muitas vezes irrealista do gigante gelado afeta a capacidade de Peixes de processar sentimentos ou situações analiticamente, mantendo-os em constante estado de escapismo. É por isso que os traços de sombra de Peixes consistem em partes mais escuras da psique como engano. Por outro lado, os signos do zodíaco de Peixes recebem o dom de ver além do plano terrestre por causa da chave de Netuno para o reino espiritual.
“Netuno dá a Peixes suas qualidades altamente sensíveis e empáticas, aumentando o poder espiritual deste signo do zodíaco e muitas vezes avassaladora experiência de emoção”, diz Bray. “Este planeta sonhador concede aos piscianos uma paisagem interna incrivelmente psicodélica de sentimentos, sonhos, visões, sensações e criatividade.”
Mas como Netuno está associado ao plano espiritual, não é incomum que Peixes às vezes se desconecte da realidade. “Peixes precisa aprender a canalizar seus sentimentos de maneira saudável ou corre o risco de se dissociar e abandonar seu corpo terreno enquanto flutua para um reino de fantasia para lidar com a enormidade da consciência”, explica Bray.
Tudo sobre Júpiter, o planeta regente tradicional de Peixes
Júpiter foi apropriadamente nomeado após o romano “Rei dos Deuses” na mitologia. Na astrologia, este planeta rege adequadamente toda sorte: abundância, prosperidade e fortuna. Conhecido como um planeta “benéfico” na astrologia tradicional, o auspicioso Júpiter também está relacionado à expansão e aprendizado, estimulando o crescimento constante e a sede de conhecimento.
“Júpiter é o maior planeta do nosso sistema solar e uma força cósmica de crescimento, expansão, alegria e boa sorte”, explica Bray. “Representa nossa capacidade de acreditar em nós mesmos e no mundo – onde quer que seja colocado em nosso gráfico, pode nos ajudar a entender os dons naturais com os quais somos abençoados e as maneiras pelas quais podemos correr riscos para compartilhar nossa recompensa. Júpiter nos dá o lembrete sem esforço de que a abundância existe no universo e nos ajuda a sintonizar nossas crenças com a esperança e a facilidade que este planeta promete.”
A influência de Júpiter em Peixes
Como Sagitário, conhecido por seu estilo de vida otimista, os signos do zodíaco de Peixes são abençoados com o conhecimento em constante expansão de Júpiter e compartilham uma busca por algo mais. Júpiter dá a Peixes a fluidez que eles precisam para se adaptar a diferentes ambientes, mas principalmente, a influência de Júpiter em Peixes gira em torno de seu sistema de crenças.
“Júpiter traz uma qualidade maior que a vida à fé de Peixes, ajudando a levar seus sonhos ao limite da realidade e além. A amplificação de Júpiter às vezes pode exagerar ou aumentar os sentimentos de Peixes, o que pode aumentar sua sensibilidade e muitas vezes contribuir para uma infeliz sensação de opressão. É importante [para Peixes] lembrar que maior nem sempre é melhor, a menos que possa ser fundamentado no serviço compassivo a si mesmo e aos outros”, explica Bray.
Entre Netuno espalhando magia na persona de Peixes e Júpiter dando ao signo de água um toque de otimismo, não é de admirar por que os signos do zodíaco de Peixes são tipicamente confortáveis no reino espiritual, mesmo que os outros não entendam.
Fique por dentro das novidades pela nossa página no Facebook ou pelo nosso perfil no Instagram.