Quando você abre seu mapa astral, sabe que está procurando alguns planetas e alguns signos do zodíaco. Mas o que são todas essas linhas ziguezagueando pelo gráfico de círculo? Sério, parece algo saído direto da aula de geometria – e, bem, meio que é. Essas linhas e ângulos representam aspectos, que adicionam outra camada de detalhes na astrologia.
Na astrologia, os aspectos também são um grande indicador de compatibilidade quando você compara dois mapas de nascimento (sinastria), e se você já deu uma olhada nisso (todo mundo pegou o mapa astral de sua paixão para dar uma olhada, sem vergonha!), você provavelmente já ouviu falar de trígonos.
Os trígonos são geralmente considerados como o GOAT dos aspectos, seja dentro do seu mapa de nascimento, sinastria ou apenas acontecendo no céu hoje. Então, exatamente o que é um trígono na astrologia e qual é o grande problema sobre eles?
A maneira mais fácil de pensar em um trígono é considerar os elementos na astrologia. Um trígono é formado quando os planetas estão em signos do mesmo elemento. Assim, todos os signos de fogo, por exemplo – Áries, Leão e Sagitário – são trígonos entre si. Observe também que cada elemento tem três sinais, que você pode vincular à parte “tri” da palavra, tornando a identificação desses aspectos bastante simples. Mas o que isso realmente significa? Aqui está o que é esse pequeno aspecto encantador, desde o mapa natal e a sinastria até os trânsitos no céu, de acordo com os especialistas.
Quais são os aspectos da astrologia?
Primeiro, ajuda a entender quais são os aspectos e por que você deve se importar. Em suma, os aspectos descrevem como os planetas se relacionam entre si, “como eles estão se vendo e como suas energias estão se misturando”, de acordo com Alice Bell, astróloga da Vogue britânica e apresentadora do podcast Astrology and You. “Dependendo de qual aspecto é, é como, esses planetas estão trabalhando em harmonia juntos, ou eles estão confusos em como misturar esses diferentes significados dos planetas?” ela diz ao Elite Daily. Ao olhar para um aspecto, você está levando em consideração os significados e significados de cada um.
De acordo com o astrólogo profissional Dalanah do podcast Moon Matters, existem cinco aspectos principais na astrologia: conjunções, trígonos, sextis, oposições e quadrados.
Ela diz ao Elite Daily: “Eu gosto de dividir isso em harmônico e dinâmico”, explicando que ela prefere não chamar os aspectos de difíceis e fáceis, ou bons e ruins. Em vez disso, os aspectos harmônicos descrevem aqueles que são fluidos, como trígonos e sextis, enquanto os aspectos dinâmicos são aqueles que “trazem ação”, diz ela, acrescentando que você realmente quer uma mistura de ambos, porque muitos aspectos harmônicos podem tornar as coisas muito fáceis e não inspira crescimento. As conjunções, de acordo com Dalanah, realmente não se enquadram em nenhuma das categorias porque depende de quais planetas estão envolvidos. Mas tenha em mente que um aspecto não vai fazer ou quebrar o gráfico. “É sempre todo o quadro [para levar] em conta”, ela enfatiza.
Aspectos são super importantes em todos os estudos da astrologia. “Podemos ver diferentes relações ou atitudes ocorrendo entre as colocações envolvidas”, explica Dalanah. “Eles realmente se tornam esses fatores atenuantes que refinam a astrologia e refinam os mapas, e nos dão esses detalhes suculentos”, acrescenta ela. Então agora para aquele suco em trígonos.
O que é um trígono na astrologia?
Um trígono é um aspecto formado quando dois planetas estão separados por 120 graus
Um trígono é formado quando os planetas estão separados por 120 graus e, como mencionado, isso os coloca no mesmo elemento. Este aspecto é tipicamente harmonioso porque os dois planetas fluirão naturalmente e apoiarão a energia um do outro. “Às vezes, representa habilidades que você sabe que tem e que dá como certo”, observa Bell. “Mas existe esse equívoco de que você precisa ter trígonos [em seu mapa astral] para sua vida ser boa, quando na verdade pode ser meio preguiçoso porque não o motiva a fazer nenhuma mudança”, explica ela.
Em mapas de nascimento, sinastria e trânsitos planetários, os planetas trinados realmente não oferecem nenhum desafio, pois os planetas estão animados para trabalhar uns com os outros e entendem a vibração um do outro. Então é um aspecto muito legal. “Fora dos aspectos harmônicos, os trígonos são os mais fortes”, Dalanah disse ao Elite Daily. “Eles são muito fluidos – novamente é um triângulo… Trines apenas parecem uma injeção de bondade, por assim dizer”, acrescenta ela. De todos os trânsitos que as pessoas querem ter, os trígonos são o número um. Apenas saiba que isso não significa que você deve ter trígonos para que as coisas fiquem boas em seu gráfico ou tenham compatibilidade com alguém.
Como diz a astróloga Valerie Mesa, de Miami: “Sempre que há um trígono, apesar de ser tão harmonioso, é quase como se você recebesse aquele passe de corredor, mas você ainda tem que trabalhar com ele. As portas estão abertas, mas cabe a você passar por essa porta.” Com aspectos, pense nas “portas” como acesso às energias de cada planeta. Com aspectos harmônicos como trígonos, a energia está prontamente disponível porque não há bloqueio na entrada.
Trines acontecendo no céu
Quando os astrólogos estudam os aspectos que estão sendo feitos no céu, eles estão olhando para os trânsitos. Na verdade, é assim que os astrólogos escrevem horóscopos diários, de acordo com Dalanah. “Eles olham e veem onde está tudo, quais planetas estão em qual signo e quais planetas estão conversando entre si por meio dos aspectos”, explica ela. “Isso meio que nos dá as vibrações para o dia. Ele nos diz quais planetas estão falando e o tom dessa conversa.”
Esses trânsitos afetam todos na Terra e podem detalhar a energia do dia ao observar planetas internos em movimento rápido, como a lua, diz Bell ao Elite Daily. “Se eu acordar e a lua estiver quadrada [um aspecto dinâmico] Saturno, eu sei que provavelmente será um começo desafiador para a manhã… você sente que está realmente se dando bem com as pessoas e as coisas estão indo do seu jeito”, explica ela. Depois, você também pode observar os trânsitos de planetas externos em movimento lento, o que pode explicar eventos globais e culturais maiores e de longo prazo. Um aspecto trígono no cosmos geralmente trará uma boa energia ao redor do globo – dependendo de onde o trânsito está acontecendo em seu mapa de nascimento pessoal.
Os astrólogos classificam os planetas como benéficos ou maléficos. O último grupo tende a ter atitudes e significados mais desafiadores do que o primeiro. A coisa boa sobre os trígonos, no entanto? Mesmo quando um planeta maléfico está envolvido, a energia geral ainda é positiva. “É realmente sobre o trígono porque esse é o tom da conversa”, explica Dalanah. Por exemplo, Júpiter é o planeta da sorte e expansão, enquanto o maléfico Marte é sobre agressão. Quando esses dois planetas podem jogar bem em um trígono, “isso seria como uma expansão agressiva no bom sentido”, explica Dalanah. “É como se estivéssemos explodindo, [e] estamos explodindo rápido.” Mesmo que Marte tenha esse representante maléfico de bad boy, o trígono está obtendo uma atitude mais empreendedora do que destrutiva.
Como outro exemplo, tome Júpiter (expansão e sorte) e Vênus (amor, harmonia e estética). Um trígono aqui seria apenas um grande momento. “Júpiter trígono com Vênus seria a dose dupla de café expresso da maravilha benéfica”, como diz Dalanah. “Esse seria um bom dia para fazer praticamente qualquer coisa no que diz respeito à expansão e reunir as pessoas.” Os dois planetas estariam trabalhando juntos em harmonia e geralmente desfrutando da companhia um do outro.
Trines em um mapa natal
Se você tem vários planetas no mesmo elemento, isso significa que você tem trígonos acontecendo em seu mapa natal. “Quando chegamos a um mapa natal, os aspectos falam em direção ao titular do mapa”, explica Dalanah. “Normalmente, os aspectos natais falam sobre o destino do titular do mapa ou apenas quem eles são como pessoa.”
Novamente, não ter trígonos em seu gráfico não o torna “ruim”. Mas se você fizer isso, considere-se com sorte porque seus planetas estão tendo conversas muito agradáveis juntos. Por exemplo, digamos que seu signo lunar (mundo interior e emoções) é trígono em seu Mercúrio natal (comunicação, expressão e intelecto). Seu mundo emocional é bem compreendido pelo seu intelectual e comunicativo e vice-versa. Isso pode permitir que você seja capaz de falar de suas profundezas e trazer à tona essas emoções profundas de uma maneira que ressoe com os outros, de acordo com Dalanah.
“É energia cooperativa – [os planetas] querem trabalhar juntos, independentemente de ser maléfico ou não”, diz Dalanah ao Elite Daily. “Mesmo que Saturno esteja envolvido, um trígono lhe dará o melhor de Saturno.” Ela fornece o exemplo do maléfico Saturno, que trata de duras lições, restrição e autoridade, em trígono com a lua. Embora pareça pesado, “Saturno trígono com a lua significaria que você leva as emoções a sério”, explica ela. “Você é capaz de olhar seriamente para as coisas com as quais a lua lida, e você também é capaz de controlar suas emoções,” ela continua. Onde quer que você tenha esse aspecto em seu mapa, pense nele como cada planeta trabalhando para permitir que o melhor do outro venha à superfície.
Trígono na Sinastria
É aqui que entram os equívocos. Quando você persegue sua paixão no Insta e reúne seus detalhes de nascimento, está pronto para ver se seus gráficos são compatíveis via sinastria. “Se você procurar on-line quais signos são compatíveis, isso só vai lhe dar signos que estão em trígono com os seus”, observa Bell. Se você é canceriano, o Google lhe dirá que você é compatível com Peixes e Escorpião (todos os signos de água).
No entanto, esse não é necessariamente o caso dos casais, diz Bell ao Elite Daily. Em vez disso, muitas vezes ela verá casais formando oposições e quadraturas, o que cria mais uma dinâmica de crescimento e aprendizado. Por exemplo, um Câncer atrairia seu signo oposto, Capricórnio, e os signos quadrados, Libra e Áries. “Enquanto um trígono pode ser tipo ‘isso é um pouco fácil demais, não há tensão sexual, não há necessidade de crescer e explorar outras partes [de você] neste relacionamento’”, acrescenta ela, explicando que os trígonos podem ser melhores para amizades onde você pode não querer tanto atrito. De qualquer forma, Bell diz que é melhor ter um equilíbrio. “Você não quer todas as quadraturas ou oposições em seu relacionamento, [e] pode ser útil colocar um trígono para ajudar as coisas. Normalmente os casais têm uma mistura de todas essas coisas diferentes”, explica ela.
Tudo isso para dizer que é importante não se estressar se você não vê uma formação de sinastria repleta de trígonos. Mas, como observa Bell, esses trígonos ajudam a equilibrar e harmonizar o fluxo de energia entre duas pessoas – então sim, é um aspecto primordial para a sinastria. Por exemplo, se o seu sol estiver em trígono com Mercúrio, você terá uma bela comunicação. “Eles vão ser tão tagarelas”, diz Dalanah. “A pessoa que tem o sol vai iluminar a conversa e trazer muito calor e profundidade para ela… então a pessoa com o Mercúrio vai receber todas essas ideias e dobrar e enviar de volta dez vezes. Vai ser um bom ciclo de feedback trígono de comunicação constante.” Onde quer que você veja trígonos acontecendo na sinastria, é aqui que vocês dois realmente ficamuns aos outros, são alimentados para se encaixar, e há uma sensação natural de facilidade e fluxo.
Enquanto sim, os trígonos fazem jus à sua reputação como o aspecto mais belamente melodioso (quem não ama a facilidade e a harmonia?), não é o final de todos os aspectos, como às vezes é enquadrado. O equilíbrio é fundamental para a expansão, seja em nível pessoal, relacional ou global.
Especialistas:
- Dalanah, astróloga profissional e apresentadora do podcast de astrologia Moon Matters
- Alice Bell, astróloga da Vogue britânica e apresentadora do Astrology and You Podcast
- Valeria Mesa, astróloga profissional, treinadora de almas e escritora
Fique por dentro das novidades pela nossa página no Facebook ou pelo nosso perfil no Instagram.